Emater - Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Descarte do lixo é responsabilidade individual

A comissão de Miraguaí referente ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Cigres, se reuniu nesta quarta-feira, 19, para discutir o andamento do projeto de coleta seletiva do lixo municipal.

Veja o álbum de fotos aqui

Um dos pontos debatidos foi o compromisso individual com o rejeite. Atualmente apenas 15% do lixo pode ser reciclado devido ao descarte incorreto. “Precisamos saber que o lixo que “eu” produzo é “minha” responsabilidade. E se cada um fizer a sua parte, o município economiza sobrando recursos para serem investidos em outras demandas, além de preservarmos o nosso meio ambiente”, declarou a secretária da Administração, Bibiana Venzo.

Alguns esforços estão sendo tomados para conscientizar a população. A distribuição de ímãs de geladeira indicando os dias de descarte de acordo com a categoria do resíduo, visitação dos líderes da comunidade ao aterro do Cigres e palestras aos pais nas escolas municipais são alguns exemplos.

“É preciso aperfeiçoar as práticas para o correto destino dos resíduos sólidos domésticos”, informou Willian Borba, responsável técnico do Cigres, engenheiro ambiental e sanitarista.

A equipe do município é composta pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras, Educação, Administração e Saúde assim como as equipes de coleta e representes da comunidade. As representantes da comunidade local são Silmara Patrícia Cassol da Emater, a bióloga Michelle Fortes Canterle e a secretária da Administração, Bibiana Venzo.