Alunos do ensino fundamental de Miraguaí ficaram em segundo lugar na Gincana Cultural do projeto Caravana da Sustentabilidade da qual 31 municípios da região participaram. A premiação aconteceu no último dia 19 em Frederico Westphalen.
A escola de ensino fundamental Lenira de Moura Lütz desenvolveu o projeto “Meio Ambiente: reaproveitamento e reciclagem do lixo” de março a outubro deste ano com todas as turmas da instituição. Com este projeto os alunos concorreram à Gincana Cultural da Caravana da
Sustentabilidade promovida pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Uri, campos Frederico Westphalen.
Dentre os cerca de 220 estudantes de seis a 16 anos, um grupo de 20 alunos foi escolhido, inclusive vários de nove e dez anos, para apresentar o projeto na Uri. As outras equipes eram formadas de adultos e adolescentes. “Escolhemos os alunos com mais desenvoltura para falar, independentemente da idade”, contou Eliane Guterres, diretora da Escola Lenira de Moura Lütz.
“Eles mesmos apresentaram o mascote, a paródia, o grito de guerra e a foto símbolo do nosso projeto”, declarou a professora Cleuni de Almeida. A escola ganhou uma brinquedoteca como prêmio pelo segundo lugar na gincana. O projeto foi realizado pela escola em parceria com a administração municipal de Miraguaí e a Emater/Ascar.
As atividades durante o ano com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva do lixo chegou até as famílias. “A partir do conhecimento que ele trouxe da escola passamos a separar o lixo em casa. O que era reciclável, o que não era”, confessou Miranda Almeida, pai do aluno Victor Gustavo Almeida de 9 anos e Larissa Almeida de 7 anos.
Uma das atividades realizadas foi a plantação de uma horta na escola. “Nós usamos pneus reciclados e adubo orgânico. Plantamos rabanete, alface, cenoura, beterraba e couve”, informou Laura Stumm, 10 anos. Os produtos da horta são utilizados na merenda da escola.
O projeto foi coordenado pela equipe diretiva, sendo acompanhado mais de perto pelos vices
diretores de cada turno, professor Amilton Cézar Barbosa dias e Mariluce Selle Linn, juntamente com a coordenadora geral da escola, Marinês Grando Morello. No encerramento do projeto, dia 24, no Salão Multiuso de Miraguaí, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos. Na ocasião esteve presente o palestrante Maciel Welter professor da Instituição de Ensino Superior UCEEF de Itapiranga/SC, pós graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental para falar aos alunos sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.
Miraguaí