De acordo com determinação do prefeito Luis Carlos Hermann, devido ao crescente número de casos positivos de dengue no município, foram intensificadas as ações de combate ao vetor.
Segundo o setor de Endemias da secretaria de Saúde, está sendo realizada a aplicação de inseticida (fumacê) num raio de 150 metros do caso positivo. A ação é feita no início da manhã e final da tarde, momento esse em que o Aedes costuma picar. A orientação é que durante a aplicação os moradores não transitem no local, mantenham portas e janelas abertas e se abriguem aos fundos do imóvel.
Conforme o setor de Endemias, as recomendações são no sentido de não deixar água parada em lugar algum, lavar e esfregar bem os pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes (bandejas) atrás das geladeiras. Manter as caixas d’agua vedadas e as calhas e ralos sempre limpos. Esses são alguns cuidados essenciais para se evitar a proliferação do mosquito.
O Rio Grande do Sul confirmou, na segunda-feira (26), a oitava morte por dengue em 2024. Deste total, três ocorreram em Tenente Portela.
Desde o início do ano, o Rio Grande do Sul já notificou 17 mil possíveis casos de dengue. Do total, 7,5 mil casos foram confirmados e outros 5,3 mil estão sob investigação. Os demais foram descartados.
Dos 497 municípios gaúchos, 466 deles registram infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Tenente Portela e Novo Hamburgo, são os municípios com mais casos confirmados, com 1,3 mil e 1 mil infecções, respectivamente.
Miraguaí, segundo o Painel de Casos de Dengue RS, tem 116 notificados e 41 confirmados. Um total de 69 estão em investigação, com 6 descartados. 37 são autóctones.
Vídeo: Divulgação
Rádio Planeta FM – 102.7
Miraguaí